Loading...

Acne aos 40… e agora?

acne, pele, beleza

Olá meus Amores!!! O acne é uma das patologias mais frequentes em todo o mundo. Muitas mulheres que nunca tiveram acne na adolescência deparam-se hoje com borbulhas na idade adulta. Se esta é a sua situação, fique a saber aqui como contornar o problema! Acne aos 40… e agora?

As causas hormonais são as grandes responsáveis pela acne tardia. No entanto, outros fatores externos, tais como a maquilhagem diária, a exposição da pele à poluição do dia-a- dia ou até mesmo certos medicamentos poderão também contribuir para um estado de desequilíbrio da pele, alterando o seu grau de oleosidade e de descamação, o que leva ao aparecimento das inestéticas borbulhas!

Se não for tratada convenientemente, a acne tardia pode tornar-se crónica.

Os tratamentos disponíveis dependem muito da fase em que a acne se encontra.

Assim, numa fase dita retencional, isto é, quando a pele se encontra espessa, com relevos aqui e ali, pontos negros ou outros pontos de gordura, o mais indicado é usar produtos que promovam a descamação e a desobstrução dos poros foliculares, assim como a regulação da produção de sebo. Estes produtos são, geralmente formulados à base de hidroxiácidos que atuam, promovendo um peeling gradual e eficaz em casa!!! Estimulam a renovação da pele, tornando-a mais fina, eliminando o excesso de sebo e fazendo desaparecer os poros dilatados. Estes produtos aplicam-se, normalmente à noite, depois de uma cuidada higiene do rosto.

Aplicam-se em camada fina, evitando a zona do contorno dos olhos.

Quando a acne se encontra num estado inflamatório, em que ocorrem vermelhidões localizadas e associadas a borbulhas tipo furúnculos, com ou sem a área central amarelada, terá de recorrer a agentes antissépticos, podendo mesmo necessitar de antibióticos e/ou produtos à base de retinóides.

 

Cicatrizes da acne!!!

O tratamento da acne é imprescindível para evitar o aparecimento das cicatrizes inestéticas que tanto nos incomodam!

Estas cicatrizes podem ter aspetos diferentes, que podem ser de 4 tipos:

– de tonalidade púrpura (avermelhadas), são as mais recentes

– as acastanhadas

– as atróficas

– as hipertróficas ( que são salientes e fibrosas)

 

Os tratamentos são variados, sendo que se consegue, na maior parte dos casos, grandes melhorias com a utilização dos produtos que referi em cima. No entanto, não desesperem, há ainda tratamentos mais profundos disponíveis em gabinetes de dermatologistas em que recorrem a alguns tipos de laser e peelings profundos para resolver problemas mais graves. Há sempre solução para tudo!

De uma forma geral, há uma série de cuidados essenciais para controlar este problema sem grandes dramas!!

 

Aqui vão as minhas dicas:

1. A higiene do rosto é mesmo fundamental, mas também não pode ser muito agressiva, porque pode resultar ao contrário! PENSEM SEMPRE: quanto mais limpar, mais a nossa pele tem tendência a produzir ainda mais sebo para contrariar a agressão! Reparem o que muitas vezes acontece com cabelos oleosos: se o champô tiver muito detergente, mais oleoso o nosso cabelo se torna!!!

Assim, o uso de um gel de limpeza suave, é o mais indicado para uma pele oleosa com problemas; não se esqueçam de retirar muito bem com água que nestes casos não pode ser quente. Deve-se secar o rosto sem fazer muita fricção com a toalha para não estimular mais uma vez a produção excessiva de sebo.

O uso de sabonetes de limpeza também é muito recomendado, o que eu acho, pessoalmente uma excelente opção!

De salientar que, se se maquilhar, a desmaquilhagem é OBRIGATÓRIA, imprescindível para bons resultados. Pode ver aqui o video como limpar a pele.

 

2. Os cremes têm de ser sempre “oil-free”, portanto não comedogénicos, o que quer dizer que não levam à formação de comedões que são pontos brancos ou negros de gordura);

 

3. É muito importante fazer uma exfoliação suave 2 vezes por semana para remover as células mortas à superfície da pele, afinando o grão da pele;

 

4. Lave muito frequentemente os pincéis de maquilhagem e as esponjas, porque sendo a acne uma patologia associada a bactérias, elas ficam nos utensílios e voltam a contaminar quando colocados na pele novamente!!

 

5. Nunca esprema as borbulhas, embora seja tentador; se seguir estes tratamentos direitinho, vai ver que essa necessidade vai diminuindo;

 

6. Troque frequentemente a toalha de rosto e a fronha da almofada, para eliminar o mais possível as bactérias que vão saindo da pele;

 

7. E muito importante: limpe frequentemente o telemóvel, porque é um dispositivo que está em contato com a pele, muitas vezes durante largos períodos de tempo e cheio de bactérias que infetam a nossa face, daí o aparecimento de borbulhas nas maçãs do rosto e junto à orelha! (tinha pensado nisto???!!)

 

8. Ah….e por favor: use protetor solar o ano todo, porque previne os danos solares na pele que agravam a acne tardia e, como estamos a falar de mulheres de 40, é o passo número 1 no tratamento anti-rugas!!!!

Aqui vos deixo alguns produtos para vos ajudar a conseguir ótimos resultados:

Bioderma Sebium Akn - Marta Flores

Bioderma Sebium Akn – Marta Flores

 

 

Muito há para dizer sobre este assunto (e eu não me calo!!!), mas para já fico por aqui, já escrevi muito…

Bons tratamentos!!

Boa pele!!

Beijinhos Bafónicos

Texto: Marta Flores com Dra. Ângela Zélia de Oliveira (Farmacêutica)

 

Recomendados para si

Sem comentários

Deixe o seu comentário