10 MITOS SOBRE MAQUILHAGEM ?

10 mitos maquilhagem

10 MITOS SOBRE MAQUILHAGEM (E DESMAQUILHAGEM) – Meus amores, sintonizem a vossa televisão na TVI, porque esta terça-feira irei uma vez mais marcar presença no Programa da Maria Cerqueira Gomes e do Manuel Luís Goucha, O Você na TV.

O tema escolhido, foi inspirado em algumas das questões que vocês levantam e como estamos sempre juntinhas na beleza, vou desmistificar alguns daqueles que são os 10 mitos sobre maquilhagem, mas não só, da desmaquilhagem também.

Escolhi 10 mitos sobre maquilhagem! Há muitos mais, mas o “tempo de antena em televisão” é tão curtinho que tive de fazer uma seleção daqueles que considero que devo desvendar. A ordem é completamente aleatória, o importante mesmo é que percebam que TODAS as afirmações são FALSAS!!!

Curiosas? Vamos começar:

1 – A MAQUILHAGEM PROVOCA BORBULHAS

Falso! Não é maquilhagem que provoca borbulhas, ou qualquer alteração na pele, mas sim a escolha de produtos nada adequados ao nosso tipo de pele, a falta de cuidados diários que a nossa pele necessita, desde a sua limpeza, a uma boa esfoliação, uso de máscaras e hidratantes adequados. A limpeza da pele é muito, mas mesmo muito importante, não menos importante que a limpeza dos nossos pincéis e esponja de maquilhagem!  

2 – NÃO HÁ PROBLEMA NENHUM EM ADORMECER COM A MAQUILHAGEM

Falso, claro! Esta é básica meus amores,  no entanto, convém perceberem o porquê. É durante o tempo que passamos a dormir que todo o nosso organismo regenera. Ou seja, se a pele não fôr muito bem limpa (e hidratada), todas as impurezas que a pele acumulou ao longo do dia (poluição, maquilhagem, etc.), vão ser absorvidas durante a noite. E não é só nocivo para a nossa pele, não! A saúde interna do organismo também é lesada. Portanto, há que limpar muito bem a pele e na dúvida relativamente aos produtos que devem escolher, tenho uma lista variadíssima de produtos bafónicos que podem consultar aqui.  

3 – QUEM TEM OLHOS PEQUENOS NÃO DEVE USAR LÁPIS PRETO

Não é de todo verdade e quem acompanha os meus directos e stories das redes sociais sabe disso. O segredo é saber como usar o lápis preto. Na linha de água, ele deve ser aplicado do meio do olho para fora, na raiz das pestanas (por baixo das pestanas inferiores) devemos esfumar o traço e “adeus olhos pequenos”! 

4 – O TÓNICO SERVE PARA REMOVER MQUILHAGEM E LIMPAR O ROSTO

Wrong (falso). Como o próprio nome indica – Tónico = tonificar! Deve ser usado depois de todo o procedimento de limpeza de pele. De forma muitoooo resumida, o tónico vai equilibrar o pH da  nossa pele para que a sua barreira de proteção continue forte, de forma a ajudar a preparar a pele para a dose de produtos que aplicam, sejam eles hidratantes, séruns, máscaras e/ou cremes de tratamento.

5 – NÃO É NECESSÁRIO USAR PROTETOR SOLAR SE A BASE TIVER PROTECÇÃO

Protector solar 365 dias faça chuva ou sol, estejamos expostos ao sol ou fechados em quatro paredes, ok meus amores? Até aqui, estamos esclarecidas!

É inegável que nos dias de hoje, os produtos de maquilhagem evoluíram a vários níveis e alguns já oferecem proteção SPF. Mas, será esta proteção suficiente? Depende! Se estamos fechados, sem contacto com o sol, sim é suficiente. Se houver exposição ao sol, é muito importante antes de se maquilharem, colocarem protector solar (factor 50, preferencialmente). Porquê? Porque normalmente, as bases só têm proteção contra os raios UVB (os mais superficiais), e importa proteger a nossa pele contra os raios UVA (responsáveis pelo envelhecimento cutâneo e que contribuem para o cancro da pele).

6 – A BASE ENVELHECE A PELE E NÃO DEIXA RESPIRAR

Falso. Como referi no mito anterior, a evolução é constante no sector da beleza (e não só)! Por isso, longe vão os tempos em que as bases eram pura cobertura da pele para conferir cor uniforme e tapar imperfeições. Hoje, a maioria dos produtos de maquilhagem, nomeadamente a base, contém, além da protecção solar, outros ingredientes importantes na hidratação da pele, como o caso do ácido hialurónico ou antioxidantes para prevenir o envelhecimento. Recentemente, fiz uma publicação sobre as melhores bases para mulheres com mais de 50 anos (ver aqui), mas que se adequam perfeitamente as outras idades, o importante é escolher a mais adequada ao vosso tipo de pele. Como irão perceber, as bases estão repletas de ingredientes maravilhosos e bastante benéficos para a nossa pele!

7 – A BASE NOS LÁBIOS NÃO AJUDA A FIXAÇÃO DO BATOM

Na, na, na, na, na!!! Nada disso meus amores! Base nos lábios é tão maravilhosa que até de baton serve. Quem viu os meus stories recentemente com esta dica, na maquilhagem “Especial Páscoa”? Base nos lábios, gloss por cima e… POW!

Portanto, base como primer, sim!!!! Corrector de olheiras também serve.. Vão ver que além da durabilidade, a cor fica lindaaaa.

8 – QUANDO NÃO ME MAQUILHO, NÃO PRECISO LIMPAR O ROSTO NO FINAL DO DIA

Falso. Não limpar o rosto é tão “grave” como ir para a cama sem lavar os dentes, uma espécie de ritual sagrado! É o primeiro passo a ser dado no nosso ritual de beleza diário, de manhã e à noite. O ditado já é velho, “o algodão não engana”, e basta olharem para o algodão para verificarem como a vossa pele não estava totalmente limpa. 

9 – DEVO SEMPRE TESTAR A COR DA BASE NO PULSO OU NA MÃO

Falso. Meus amores, sempre mas mesmoooo sempre que possível, experimentem a base na vossa cara. A cor e textura da mão, nada tem a ver com a da cara. Podem ainda experimentar no maxilar, fazendo uma linha entre o pescoço e o rosto, quando a cor se difundir no maxilar/pescoço encontrarão a cor ideal para usarem. E não, não cometam o erro de comprar um tom mais escuro que a vossa pele, para ficarem com uma tonalidade mais morena. Pois se funcionasse, não existiam bronzers no mercado!

10 – OS PRODUTOS CAROS SÃO OS MELHORES

Falso. Existem produtos maravilhosos caros e existem produtos baratinhos no mercado igualmente maravilhosos. Basicamente meus amores, o segredo está na composição. Os ingredientes estão lá (na composição), independentemente do preço. Portanto, dinheiro não é desculpa para não andarmos lindas e maravilhosas.   

Meus amores, espero que tenham gostado deste tema e que tenha sido esclarecedor, face a uma ou outra dúvida que pudessem ter. Uma ou outra sim, uma coisinha mínima, porque as minhas bafónicas estão sempre atualizadas no Universo da Beleza! É uma das missões da “Super Bafónica” (ahahaha) e é por isso que estamos sempre conectadas, juntinhas na beleza.

E já sabem que estou sempre disponível para responder a todas as vossas questões sobre os 10 mitos sobre maquilhagem!

Luzes, câmara, ação – VOCÊ (e Marta Flores) NA TV, esta terça-feira, na TVI!

Beijinhos (sem mitos)

Vejam aqui mais dicas de beleza!!!

Recomendados para si

Sem comentários

    Deixe o seu comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.