Alimentos Anti-envelhecimento! “Tesouros” Nutricionais

alimentos-anti-envelhecimento-marta-flores

Alimentos anti-envelhecimento

Alimentos anti-envelhecimento – Meus amores, este post é dirigido a todas as minhas bafónicas, especialmente àquelas que tal como eu, já entraram nos quarentas.

Quero como sempre, dar-vos as melhores dicas e por isso, hoje na minha habitual rubrica do Programa Olá Maria no Porto Canal, irei falar daqueles que são os meus favoritos e indispensáveis alimentos, tão importantes no combate ao envelhecimento.

Importa perceber que as principais causas do nosso envelhecimento estão nos radicais livres (moléculas), que em excesso podem ser tóxicas para o nosso organismo, podendo contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, entre outros.

As principais fontes de radicais livres estão presentes na poluição industrial, tabaco, radiação, pesticidas, entre outros.

O que é que todas queremos? Preservar a nossa juventude, tanto por dentro, como por fora. Por isso, além da prática de exercício físico, não podemos descurar de uma alimentação saudável, que inclui alguns dos alimentos anti-envelhecimento que vos quero mostrar. Eles podem ser incluídos em qualquer refeição e além de aliados na beleza e importantes no combate ao envelhecimento, estes alimentos fornecem energia extra e são ainda responsáveis por inúmeros benefícios.

Fiquem a conhecer alguns “tesouros” nutricionais no combate ao envelhecimento, vejam só:

alimentos anti-envelhecimento laranja

Laranjas

Como sabem, as laranjas são ricas em vitamina C, por isso, os seus benefícios são imensos. Esta frutinha maravilhosa é essencial para promover a produção de colágeno na pele e nos ossos, que aliada ao poder antioxidante, atua contra o envelhecimento precoce. Ela também tem um papel muito importante no fornecimento de energia, na prevenção de anemia, evita a prisão de ventre, ajuda a prevenir o cancro e doenças cardíacas, reduz o colestrol, combate gripes e resfriados.

alimentos anti-envelhecimento broculos

Bróculos

É sem dúvida alguma uma das melhores opções para combater o envelhecimento, pois os brócolos são ricos em vitamina A e beta-carotenos, C e B.

Sendo rico em nutrientes e minerais, as suas vantagens são muito alargadas, indo bem além do combate ao envelhecimento, como certas doenças do foro digestivo, cardiovascular, imunológico entre outras. Tem um potencial enorme anti-cancro, e doenças degenerativas.

alimentos anti-envelhecimento tomate

Tomate

Investigações nacionais e internacionais enaltecem as vantagens nutricionais do tomate. Ele é um antioxidante muito rico que, na beleza atua de forma a melhorar a qualidade da epiderme, ou seja, a camada mais superficial da pele e que está diretamente em contacto com o meio externo, combatendo assim o envelhecimento prematuro, especialmente na pele.

É rico em vitamina A, vitamina C, vitamina K e vitamina B6, além de magnésio, fósforo e potássio e por isso tem um papel muitíssimo importante na prevenção do cancro da bexiga e estômago, infecções urinarias e na redução da hipertensão.

alimentos anti-envelhecimento abacate

Abacate

Eu diria que os brilhos estão para a maquilhagem, como o abacate para a nossa alimentação. Sim, é sem dúvida alguma o alimento da moda e ainda bem, porque ele oferece tantos mas tantos benefícios, tais como: a hidratação da pele e cabelos, melhoramento da circulação sanguínea, controle do colesterol, melhorias no rendimento (devido à sua fonte de energia), previne o cancro e doenças cardíacas, ajuda na concentração, entre outros.

Mas vamos nos focar no poder que ele confere à beleza: a vitamina do abacate é óptima para proporcionar uma pele macia e jovem, pois ele é rico em vitaminas e em óleos naturais, que permitem a hidratação profunda da pele e evitam o efeito oxidante dos radicais livres.

alimentos anti-envelhecimento nozes

Nozes

Aliados perfeitos na beleza, estes que são sem dúvida um dos frutos secos oleaginosos mais nutritivos, ajudam a prevenir o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento, assim como, têm um poder muito importante no fortalecimento do cabelo, ajudando a estimular o seu crescimento, tudo graças ao facto de serem muito ricas em vitaminas do complexo B e em antioxidantes. 

Mas, os seus benefícios são mais do que muitos, destacando-se o combate às doenças cardiovasculares, a ajuda em regular os níveis de colesterol, o combate às demências, como o Alzheimer, controlo do apetite, ajuda no funcionamento do trânsito intestinal, melhoria na qualidade do sono, entre muitos outros.

alimentos anti-envelhecimento frutos vermelhos

Frutos Vermelhos

Framboesas, morangos, amoras, mirtilos… só de olhar, dá vontade de comer porque são mesmo deliciosos, e muito mas mesmo muito benéficos, devido ao seu poder antioxidante, antiinflamatório, na redução do risco de doenças cardiovasculares e ainda porque melhoram a saúde da pele, mantendo-a saudável, jovem e linda.

alimentos anti-envelhecimento chocolate

Chocolate

Estudos revelam que, quem consome chocolate todos os dias chocolate tem menos problemas de saúde, envelhece mais lentamente (especialmente no cérebro), tem melhorias ao nível do raciocínio e memória, tem melhores níveis de insulina e enzimas hepáticas, é óptimo para o coração e para a circulação.

alimentos anti-envelhecimento sardinhas

Peixe Azul

Sardinha, cavala, atum, salmão, etc., são tipos de peixes denominados por peixe azul e devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana. Eles fornecem-nos uma grande quantidade de proteínas, vitaminas D e B, ácidos gordos ómega-3 que são responsáveis pelo correto funcionamento e desenvolvimento do cérebro, são essenciais para a visão, saúde da pele e tecidos superficiais e ainda reduzem o colesterol e cuidam do nosso coração.

alimentos anti-envelhecimento arroz integral

Arroz integral

É conhecido pelas suas privilegiadas propriedades nutricionais devido ao seu alto teor de fibras, vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes. 

O arroz integral destaca-se pelos seus efeitos benéficos a muitos órgãos e sistemas, como o coração, cérebro, músculos, ossos, colesterol e pressão sanguínea.

Na beleza, é também considerado um dos melhores alimentos anti-envelhecimento, trata várias condições da pele, promove uma pele saudável e restaura a perda de cabelo.

alimentos anti-envelhecimento azeite

Azeite de oliveira

O consumo diário de azeite que provém das oliveiras (não refinado), favorece a longevidade e também previne problemas cognitivos, diabetes e tumores.

Quando escrevi o post “Receitas de Beleza Caseiras e Saudáveis”, falei-vos sobre o poderoso aliado que o azeite é para a nossa beleza (consultar aqui). 

Mas, apesar de ser bastante comum utilizar o azeite diretamente na pele, unhas e cabelos, a sua ingestão é tão ou mais benéfica para a beleza. 

O consumo do azeite ajuda a prevenir e tratar o acne, a pele seca, e tem o poder de acelerar o crescimento do cabelo e fortalecer as unhas.

Meus amores, espero que tenham gostado deste tema sobre alimentos anti-envelhecimento dedicado a nós mulheres que gostamos de cuidar de nós, que gostamos de ter uma aparência jovem e maravilhosa.

Não prescindam destes alimentos na vossa rotina alimentar e verão os resultados.

Beijinhos bafónicos saudáveis 🙂

Mais sobre saúde aqui!!!

Recomendados para si

Sem comentários

    Deixe o seu comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.