Alimentos anti-envelhecimento
Alimentos anti-envelhecimento – Meus amores, este post é dirigido a todas as minhas bafónicas, especialmente àquelas que tal como eu, já entraram nos quarentas.
Quero como sempre, dar-vos as melhores dicas e por isso, hoje na minha habitual rubrica do Programa Olá Maria no Porto Canal, irei falar daqueles que são os meus favoritos e indispensáveis alimentos, tão importantes no combate ao envelhecimento.
Importa perceber que as principais causas do nosso envelhecimento estão nos radicais livres (moléculas), que em excesso podem ser tóxicas para o nosso organismo, podendo contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, entre outros.
As principais fontes de radicais livres estão presentes na poluição industrial, tabaco, radiação, pesticidas, entre outros.
O que é que todas queremos? Preservar a nossa juventude, tanto por dentro, como por fora. Por isso, além da prática de exercício físico, não podemos descurar de uma alimentação saudável, que inclui alguns dos alimentos anti-envelhecimento que vos quero mostrar. Eles podem ser incluídos em qualquer refeição e além de aliados na beleza e importantes no combate ao envelhecimento, estes alimentos fornecem energia extra e são ainda responsáveis por inúmeros benefícios.
Fiquem a conhecer alguns “tesouros” nutricionais no combate ao envelhecimento, vejam só:

Laranjas
Como sabem, as laranjas são ricas em vitamina C, por isso, os seus benefícios são imensos. Esta frutinha maravilhosa é essencial para promover a produção de colágeno na pele e nos ossos, que aliada ao poder antioxidante, atua contra o envelhecimento precoce. Ela também tem um papel muito importante no fornecimento de energia, na prevenção de anemia, evita a prisão de ventre, ajuda a prevenir o cancro e doenças cardíacas, reduz o colestrol, combate gripes e resfriados.

Bróculos
É sem dúvida alguma uma das melhores opções para combater o envelhecimento, pois os brócolos são ricos em vitamina A e beta-carotenos, C e B.
Sendo rico em nutrientes e minerais, as suas vantagens são muito alargadas, indo bem além do combate ao envelhecimento, como certas doenças do foro digestivo, cardiovascular, imunológico entre outras. Tem um potencial enorme anti-cancro, e doenças degenerativas.

Tomate
Investigações nacionais e internacionais enaltecem as vantagens nutricionais do tomate. Ele é um antioxidante muito rico que, na beleza atua de forma a melhorar a qualidade da epiderme, ou seja, a camada mais superficial da pele e que está diretamente em contacto com o meio externo, combatendo assim o envelhecimento prematuro, especialmente na pele.
É rico em vitamina A, vitamina C, vitamina K e vitamina B6, além de magnésio, fósforo e potássio e por isso tem um papel muitíssimo importante na prevenção do cancro da bexiga e estômago, infecções urinarias e na redução da hipertensão.

Abacate
Eu diria que os brilhos estão para a maquilhagem, como o abacate para a nossa alimentação. Sim, é sem dúvida alguma o alimento da moda e ainda bem, porque ele oferece tantos mas tantos benefícios, tais como: a hidratação da pele e cabelos, melhoramento da circulação sanguínea, controle do colesterol, melhorias no rendimento (devido à sua fonte de energia), previne o cancro e doenças cardíacas, ajuda na concentração, entre outros.
Mas vamos nos focar no poder que ele confere à beleza: a vitamina do abacate é óptima para proporcionar uma pele macia e jovem, pois ele é rico em vitaminas e em óleos naturais, que permitem a hidratação profunda da pele e evitam o efeito oxidante dos radicais livres.

Nozes
Aliados perfeitos na beleza, estes que são sem dúvida um dos frutos secos oleaginosos mais nutritivos, ajudam a prevenir o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento, assim como, têm um poder muito importante no fortalecimento do cabelo, ajudando a estimular o seu crescimento, tudo graças ao facto de serem muito ricas em vitaminas do complexo B e em antioxidantes.
Mas, os seus benefícios são mais do que muitos, destacando-se o combate às doenças cardiovasculares, a ajuda em regular os níveis de colesterol, o combate às demências, como o Alzheimer, controlo do apetite, ajuda no funcionamento do trânsito intestinal, melhoria na qualidade do sono, entre muitos outros.

Frutos Vermelhos
Framboesas, morangos, amoras, mirtilos… só de olhar, dá vontade de comer porque são mesmo deliciosos, e muito mas mesmo muito benéficos, devido ao seu poder antioxidante, antiinflamatório, na redução do risco de doenças cardiovasculares e ainda porque melhoram a saúde da pele, mantendo-a saudável, jovem e linda.

Chocolate
Estudos revelam que, quem consome chocolate todos os dias chocolate tem menos problemas de saúde, envelhece mais lentamente (especialmente no cérebro), tem melhorias ao nível do raciocínio e memória, tem melhores níveis de insulina e enzimas hepáticas, é óptimo para o coração e para a circulação.

Peixe Azul
Sardinha, cavala, atum, salmão, etc., são tipos de peixes denominados por peixe azul e devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana. Eles fornecem-nos uma grande quantidade de proteínas, vitaminas D e B, ácidos gordos ómega-3 que são responsáveis pelo correto funcionamento e desenvolvimento do cérebro, são essenciais para a visão, saúde da pele e tecidos superficiais e ainda reduzem o colesterol e cuidam do nosso coração.

Arroz integral
É conhecido pelas suas privilegiadas propriedades nutricionais devido ao seu alto teor de fibras, vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes.
O arroz integral destaca-se pelos seus efeitos benéficos a muitos órgãos e sistemas, como o coração, cérebro, músculos, ossos, colesterol e pressão sanguínea.
Na beleza, é também considerado um dos melhores alimentos anti-envelhecimento, trata várias condições da pele, promove uma pele saudável e restaura a perda de cabelo.

Azeite de oliveira
O consumo diário de azeite que provém das oliveiras (não refinado), favorece a longevidade e também previne problemas cognitivos, diabetes e tumores.
Quando escrevi o post “Receitas de Beleza Caseiras e Saudáveis”, falei-vos sobre o poderoso aliado que o azeite é para a nossa beleza (consultar aqui).
Mas, apesar de ser bastante comum utilizar o azeite diretamente na pele, unhas e cabelos, a sua ingestão é tão ou mais benéfica para a beleza.
O consumo do azeite ajuda a prevenir e tratar o acne, a pele seca, e tem o poder de acelerar o crescimento do cabelo e fortalecer as unhas.
Meus amores, espero que tenham gostado deste tema sobre alimentos anti-envelhecimento dedicado a nós mulheres que gostamos de cuidar de nós, que gostamos de ter uma aparência jovem e maravilhosa.
Não prescindam destes alimentos na vossa rotina alimentar e verão os resultados.
Beijinhos bafónicos saudáveis 🙂
Mais sobre saúde aqui!!!
No Comments