Diferentes Tipos de Pele – Qual a Rotina de Beleza passo-a-passo?

Diferentes Tipos de Pele - Qual a Rotina de Beleza passo-a-passo?

Diferentes Tipos de Pele – Qual a Rotina de Beleza passo-a-passo? – Meus amores, o meu Bruninho, mais conhecido por Mômô (meu namorado), questiona-me porque demoro tantooooooo tempo nas minhas rotinas de beleza!

Eu respondo-lhe que há todo um processo a ser feito desde a limpeza de pele (em mais do que uma etapa), à aplicação do contorno de olhos, o sérum, o hidratante, o protector solar, a maquilhagem e ainda, as esfoliações e máscaras. Pergunta-me ele e bem: “Mas é necessário tanta coisa?” – “Claro que sim mômô (e todas as bafónicas que estão juntas na beleza por uma só causa – arrasarem através da vossa beleza toda a concorrência à volta, ahah). E meus amores, acreditem que se conhecermos as rotinas de outras culturas como as japonesas, damos tão, mas tão poucos passos na rotina de beleza.

Pois bem, foi a pensar na beleza que quis levar este tema tão importante à minha rubrica semanal no Olá Maria do Porto Canal, onde irei contar tudo, tudo e tudo, sem esquecer que para cada tipo de pele, há um cuidado a ter em conta.

Falo-vos de tipos de pele, como escolherem os produtos que devem usar, qual a ordem correcta da aplicação de produtos e as rotinas de beleza de manhã e noite, passo-a-passo.

Maravilhadas? Não fiquem porque sabem que estamos juntinhas na beleza e que partilho tudinhoooooo com as minhas bafónicas!

Vejam só:

Tipos de Pele

Diferentes Tipos de Pele

Primeiramente, questão: Qual é o meu tipo de pele? – Perguntam vocês! Bom, o tipo de pele pode mudar ao longo do tempo, dadas diferentes circunstâncias, alimentação, clima, produtos usados, alterações hormonais, etc., etc., e etc. O importante mesmo é perceberem em que estado a pele se encontra neste momento. Será oleosa? Sensível? Normal? Mista? Ou seca (tal como a minha é tendencialmente)?

Pele Oleosa

Se por um lado quem tem pele oleosa pode respirar de alivio porque as rugas tendem a aparecer mais tarde (o lado positivo de quem tem este tipo de pele) lembrem-se que a oleosidade de hoje pode tornar-se o acne de amanhã, pois as glândulas sebáceas produzem óleo em excesso (uma porta aberta para a entrada do acne nas vossas vidas).

É muito fácil identificar uma pele oleosa, pois a pele é bastante brilhante (e não estou a referir-me ao “glow” maravilhoso de que costumo falar, usar e abusar), e os poros são bastante dilatados.

O porquê da pele ser oleosa? Podemos constatar que é um factor genético mas também o excesso de sol, alimentação pouco saudável e alterações hormonais podem contribuir para esta condição de pele.

Na escolha dos produtos adequados a este tipo de pele, optem por soluções de limpeza e hidratantes com uma textura cremosa e apliquem tanto quanto for preciso para manter a pele suave e flexível.

Pele Normal / Mista

É o tipo de pele mais comum e caracteriza-se pela existência de uma zona “T” (testa, nariz e queixo) com tendência à oleosidade, já as restantes zonas do rosto são tendencialmente mais secas. à semelhança da pele oleosa, devem optar por soluções de limpeza e hidratantes com uma textura cremosa.

Pele Seca

Quem tem a pele seca, quem é?! Eu, claro!

Portanto, sensações de pele repuxada e escamações posso tratá-las por “tu”, pois estamos lado a lado tantas mas tantas vezinhas, infelizmente.

Como se já não bastasse conviver com este drama da pele com o aspecto que define este tipo de pele, ainda temos outro problema, o envelhecimento prematuro. E tudo isto piora no inverno!

Os meus produtos de eleição são soluções de limpeza e hidratantes com uma textura cremosa e máscaras, muitas máscaras!

Pele sensível

Não existe uma definição dermatológica única de pele sensível, mas ela caracteriza-se por eritema facial, ardor, prurido e desidratação em diversos graus.

A sensibilidade cutânea surge devido a potenciais problemas de saúde, como por exemplo, a rosácea e o eczema, e alergias a produtos que possamos estar a aplicar. Existem ainda muitas pessoas com sensibilidade cutânea que não aparentam ter qualquer problema de pele subjacente que a justifique.

Devem evitar o uso de produtos mais agressivos, que contenham componentes como o lauril sulfato de sódio, ao ácido salicílico, AHA e o álcool. Evitem ainda fragrâncias, pois elas podem gerar irritação, prefiram protetores solares com zinco ou titânio (protetores solares minerais) a protetores com filtros químicos que também tendem a ser demasiado agressivos para a pele sensível.

Como escolher produtos para a pele?

Diferentes Tipos de Pele

Na hora da escolha, o único dilema que poderá surgir, é: “Qual a marca que vou escolher?”, pois quanto ao resto, é imperativo que escolham produtos adequados ao vosso tipo de pele. 

Sempre que possível, devem optar por produtos que sejam livres de óleos / oil free. Pois eles apresentam uma texturaleve, e são assim, mais facilmente absorvidos pele pele.

Qual a ordem correcta de aplicação de produtos na pele?

Diferentes Tipos de Pele

Meus amores, os produtos mais densos e espessos, normalmente formam uma camada que impede a absorção de fórmulas mais leves e aquosas. Por isso, na dúvida, apliquem primeiramente os produtos com textura mais liquida como por exemplo, o sérum, uma vez que eles precisam entrar em contacto direto com a pele para serem melhor absorvidos. Segue-se então a aplicação do creme hidratante e protector solar.

Rotina de Beleza Matinal

Diferentes Tipos de Pele

Limpeza

Nem pensem em saltar este passo pela manhã, só porque acham que não estiveram expostas a factores que “poluem” a vossa pele. 

Escolham preferencialmente um produto de limpeza suave e refrescante, para vos despertar os sentidos para um novo dia, e claro, adequado ao vosso tipo de pele. Vamos lavar o rosto, fazendo uma massagem com movimentos circulares, com especial atenção às zonas que tendem a acumular mais “sujidade”, como a testa, queixo e os cantinhos do nariz. Feito este passo, não deixem de passar um algodão com água micelar.

As peles normais “pedem” um produto de limpeza que remova as impurezas sem terem preocupações específicas relativamente à sua limpeza. Assim, podem escolher produtos naturais e orgânicos que promovem equilíbrio e luminosidade.

Para combater a pele seca, precisamos de um produto de limpeza que purifique suavemente a pele e não a seque.

Já para quem tem pele mista/oleosa, devem optar por usar um gel de limpeza que irá garantir que a pele seja completamente limpa sem causar mais congestão.

Peles sensíveis pedem produtos de limpeza que garantam que os ingredientes e as fórmulas não agravam a sua pele. 

Tónico Hidratante

Há quem use, há quem dispense, mas garanto que depois de lerem os benefícios deste produto, vão sem dúvida incluí-lo na vossa rotina de beleza, pois ele é óptimo para todos os tipos de pele, incluindo bafónicas com pele oleosa, que apesar da oleosidade aparente podem encontrar-se desidratadas. Tal como em todos os produtos, deverão apenas ter em conta se ele é adequado ao vosso tipo de pele.

O tónico é indispensável no nosso dia-a-dia, preparando a pele para os de produtos que vamos aplicar de seguida (hidratantes, séruns, máscaras e cremes de tratamento).

Creme de Olhos

A maioria das pessoas deixa este passo para último. Se fazem parte desse grupo de pessoas, meus amores, lamento informar mas nah-nah-nah-nah-nah, nada disso! 

Como disse anteriormente, os produtos fazem uma espécie de barreira, portanto, vamos dar à nossa pele aqueles que ela mais necessita e aqueles que são mais aquosos. Se colocarmos todos os produtos antes de aplicarmos o contorno de olhos, arriscamos a que os nutrientes não cheguem onde queremos. E neste caso, normalmente, os cremes de olhos são mais leves e delicados que os cremes hidratantes. Por isso, contorno de olhos sempre em primeiro lugar!

Sérum

“Ai e tal, tenho a pele oleosa, por isso não uso serúm!” – E-R-R-A-D-O!

Felizmente, o mercado da cosmética desenvolve cada vez mais séruns adequados a todos os tipos de problemas que a pele pode apresentar (pele oleosa, mista, seca, madura, ou com acne). “Ele há” séruns que iluminam a pele, nutrem pele desidratada, tratam manchas de pigmentação, etc., etc, e etc.. Façam um favor a vossas mesmas: Usem serúm (adequado à condição da vossa pele).

Creme Hidratante

O que é que conseguimos quando colocamos o hidratante?

Selamos todas as outras camadas de cuidados de pele realizadas até este passo e ficamos com a garantia de que a pele fica protegida e devidamente hidratada. 

No mercado é possível encontrarmos um sem número de cremes hidratantes… Baratinhos, mais carotes, para pele sensível, madura, seca, mista, oleosa, mais leves, mais consistentes… é só escolherem de acordo com a vossa preferência, necessidade da pele e “carteira”. 

Protetor Solar

Não se esqueçam meus amores que faça chuva ou sol, seja Verão ou Inverno, protector solar é para ser usado 365 dias por ano, ok?

E dizem-me vocês: “… mas Martinha, o meu creme hidratante/ a minha base já contém proteção solar, por isso, dispenso o uso isolado do protector solar, certo?” – Errado! 

É muito importante aplicarem uma camada adicional de protetor solar no final da nossa rotina matinal. De que nos adianta comprarmos cremes anti-idade se não a prevenimos? O protetor vai garantir que a vossa pele se mantenha jovem e luminosa por mais tempo.

Terminada a rotina de beleza, as bafónicas mais vaidosas que não vivem sem maquilhagem, têm a pele prontinha para a receber, em bom!!!

Rotina de Beleza de Noite

Diferentes Tipos de Pele

Limpeza de Pele

Meus amores, à noite a pele precisa de uma limpeza bem profunda, vamos remover todas as impurezas e toda a maquilhagem para dar lugar a uma pele fresca, limpa e hidratada. 

No mínimo vamos proceder a duas etapas dentro da limpeza. A primeira, vai servir para remover toda a sujidade causada pela maquilhagem e poluição a que a nossa pele se expõe e que se vai acumulando ao longo do dia. Depois, vamos passar o algodão com a água micelar

Querem saber quais os produtinhos de limpeza que uso, abuso e recomendo? Para as bafónicas mais distraídas que ainda não viram o post sobre este tema, podem consultá-lo aqui.

Creme de Olhos

Tal como acontece na rotina matinal, vamos usar primeiramente o creme de olhos que pode ser o mesmo tanto para a rotina da manhã, como para a rotina da noite. No caso de terem a pele mais madura, podem usar um creme com vitamina A ou retinol, para ajudar a combater o aparecimento de sinais de envelhecimento.

Séruns

Escolhido consoante a necessidade da pele, tal como acontece com o creme de olhos, podem optar por usar diferentes ou usar os mesmos. Sendo que à noite, a nossa pele pede “tratamento” e por  isso, podemos optar por usar um sérum reparador, anti-oxidante ou anti-envelhecimento à noite. De dia, quem pode e quer uma pele mais luminosa, podem usar um sérum que confira essa efeito (Peles mistas e oleosas, nem pensem em usarem este tipo de sérum 😉 )

Dica bafónica: se o sérum contiver Vitamina A ou Retinol utilize-os à noite, já que não estará em exposição ao sol.

Creme Hidratante

Como havia dito anteriormente, o creme hidratante vai selar os cuidados de pele e hidratar a camada superficial da pele e tal como os anteriores, eles podem ser usados na rotina da manhã e rotina da noite (caso esse creme não tenha proteção solar). 

Como à noite a pele absorve melhor o poder dos ingrediente que os cremes contêm, vale a pena apostarem em cremes que contenham ingredientes anti-inflamatórios e ricos em antioxidantes, que vão ajudar a pele no seu trabalho de reparação celular noturna.

Esfoliante

Qual o seu objetivo?

Remover as impurezas mais profundas e as células mortas que asfixiam a pele, estimulando a renovação celular. 

Quem tem pele oleosa devem esfoliar a pele duas vezes por semana. Por outro lado, aquelas que têm pele normal ou seca, devem fazê-lo apenas uma vez por semana.

Em geral, uma esfoliação duas vezes por semana é suficiente para manter o rosto fresco e renovado. Se a pele for sensível, os produtos devem ter componentes suaves e devem ser usados apenas uma vez a cada duas ou três semanas.

Posso já dizer-vos que há um post sobre este tema onde as opções vão literalmente da cabeça aos pés e podem consultá-lo aqui!

Devo ainda dizer-vos que no mercado cosmecêutico também já existem produtinhos como loções de limpeza, máscaras, etc., que fazem uma pequena esfoliação graças aos ingredientes que contêm.

Máscara Facial

Uma verdadeira “bomba” para tornar a nossa pele mais poderosa! É um tema que adoro e já vos falei sobre as minhas favoritas aqui

Como já sabem através do post onde me dediquei a falar sobre o tema, existem opções para controlarem o brilho das peles oleosas, outras para iluminarem as peles secas, máscaras simplesmente hidratantes para peles normais, máscaras revitalizantes.

As peles normais apresentam-se como as mais equilibradas de todos os tipos e como tal, uma máscara que mantenha uma pele com um aspecto saudável e jovem é suficiente! Atenção meus amores com pele oleosa, o vosso tipo de pele não deve ser lavado nem hidratado em excesso e é importante que encontrem uma máscara que proporcione equilíbrio e que mantenham os poros fechados de modo a evitar a oleosidade. Quem sabe tudo, tudo e tudo sobre máscaras para pele seca? Eu, claro! Ou não tivesse a pele oleosa como disse anteriormente. Portanto, garanto-vos que há uma necessidade enorme de se aplicarem máscaras com frequência, de modo a suprimir a falta de gordura, o aspeto baço e para a tornar mais suave ao toque. 

Quanto à pele sensível, sabemos que exige cuidados redobrados devido à sua fragilidade. Por ter pouca oleosidade, a pele adquire uma aparência áspera e tem tendência para a formação de rugas e devemos escolher muito bem a máscara ideal.

Diferentes Tipos de Pele! Ok, a rotina de beleza está toda abordada passo-a-passo, mas…. esqueci-me de passo muito importante que devem acrescentar não à rotina matinal nem à nocturna, mas é para ser feito quinta-feira à tarde!!! Após procederem à limpeza, aplicarem o contorno de olhos, sérum, hidratante, protector solar e a maquilhagem, devem (por volta das 17h30) agarrar o comando da vossa televisão e ligarem-se à ao Porto Canal, ahahah, para que eu entre nas vossas casas e possa estar juntinha na beleza convosco para partilhar todas estas rotinas de beleza passo-a-passo para cada tipo de pele, ximmmm?????

Beijinhos carregados de beleza 😉

Mais dicas sobre beleza aqui

Recomendados para si

Sem comentários

    Deixe o seu comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.